9 de agosto de 2009

DICAS DE SAÚDE

Essa semana iremos falar sobre postura no trabalho, dicas para novas donas de casa, falaremos sobre um produto da NATURA, vamos entrevistar uma educadora física e a programação do fim de semana em BH... Beijokas a todos...

Bom, queridas...
Hoje vamos falar sobre dicas de postura no trabalho. Atualmente o índice de dores musculares devido as funções profissionais vem crescendo rapidamente. Com isso o número de pessoas com problemas de saúde vem enchendo as clínicas da dor, fisioterápicas e em consultórios médicos em busca de tratamento. E na maioria das vzes esses problemas podem ser facilmente prevenidos.

Bom, não sei se todos sabem mas sou fisioterapeuta e atendo diariamente casos de dores na coluna, principalmente, devido a posição inadequada no trabalho. O paciente geralmente relata dores no pescoço e braços, além da famosa lombalgia (dor na coluna baixa).

Enfim, se você está se encaixando nesse relato acima, preste bastante atenção, e se não se encaixa, tente prevenir e se policiar durante suas atividades profissionais.

A maioria das pessoas trabalham assentadas ou na postura de pé. Que permanece nessa posição por muito tempo geralmente reclama dessas dores.

POSIÇÃO ASSENTADA:

Se você trabalha assentado, procure levantar de duas em duas horas, caminhar um pouco para ajudar na circulação das pernas. Movimentar os pés abaixo da mesa, sempre é bom. Evitar ficar com a parte de trás do joelho muito pressionada na cadeira, pois atrapalha a circulação. Observe a figura abaixo de como seria uma postura ideal, tanto para um trabalho no computador, como para realizar atividades assentado.



Além disso, devemos observar que a mesa deve ter uma altura adequada, devendo o topo do monitor ficar na direção dos olhos; a cadeira deve possuir encosto, braços e altura reguláveis;ao sentar, os joelhos deverão ficar em ângulo de 90º, em relação aos tornozelos e quadris e os cotovelos, em 90º, em relação aos punhos e ombros. Não se esqueça de realizar de hora em hora alongamentos nas mãos, braços e pescoço. Uma questão importante é tentar manter a postura adequada durante todo o tempo, com a região lombar bem apoiada e a cervical alinhada, para que não acomodem de forma insuficiente e enfraqueçam gerando as dores. Se você não consegue manter uma boa postura por causa de dor é bem provável que a sua musculatura já esteja enfraquecida. Daí é importante fazer uma avaliação com um fisioterapeuta especialista em postura (RPG e outras técnicas).



Abraço a todas e até amanhã...

3 comentários:

Natie disse...

Amei o post. Super útil. O problema é encontrar mesa na altura certa para regular a cadeira e por aí vai.

Dora disse...

Oie
Amei seu blog!!!!!
entrem no meu blog eu estou escrevendo
e queria muito a opniao de vcs
http://bookcomoum.blogspot.com/

Nayara Vinhadelli Cosméticos disse...

adoro dicas de saúde =D
http://nayaravinhadelli.blogspot.com/

 
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